Plug-in gratuito IE e Firefox espanta sites com arquivos maliciosos

By | 24 de abril de 2007

Framingham – As páginas da web são escaneadas em tempo real. Dessa forma, os possíveis riscos podem ser identificados com eficiência.

A Finjan Software entrou nesta terça-feira (17/04) para o ranking dos fornecedores de serviços gratuitos de segurança. A empresa lançou o SecureBrowsing, um plug-in para os navegadores Internet Explorer e Firefox que alerta os usuários sobre sites de risco.

O plug-in do navegador escaneia, em tempo real, cada resultado gerado pelos mecanismos de busca do Google, Yahoo e Microsoft. Em seguida, avalia os links para que os usuários possam decidir onde clicar. Segundo a Finjan, os rastreamentos examinam todos os componentes de código dinâmico da página, além de detectar códigos potencialmente maliciosos hospedados em sites. Isso é feito com um escaner baseado em comportamentos e não em listas negras.

“O endereço que foi salvo ontem pode conter códigos maliciosos hoje”, diz o CTO da Finjan, Yuval Ben-Itzhak. “Diferente de outros produtos que são baseados em dados estáticos de domínios de renome, o Finjan SecureBrowsing busca cada link de acordo com sua atualização na web, cada vez que o endereço é mostrado no navegador.”

O SecureBrowsing também classifica os links que encontra no Gmail, Yahoo Mail e mensagens de e-mail do Windows Live Hotmail, assim como as entradas no MySpace, Digg, Slashdot e Blogger.

O SiteAdvisor da McAfee foi o primeiro trabalhar na avaliação diária de sites utilizando plug-ins no navegador. Mas outros programas têm seguido o mesmo caminho, incluindo o Exploit Prevention Labs, que distribui o LinkScanner Lite e vende uma edição mais avançada desse, o LinkScanner Pro, por 29,95 dólares.

Os plug-ins do SecureBrowsing da Finjan podem ser baixado pelo site da empresa.

*Gregg Keizer é editor do Computerworld, em Framingham.

Fonte: IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.